quinta-feira, março 10, 2011

Aprendendo com o rei Davi (parte 1)


"Era uma tarde maravilhosa. As aves cantavam ao voarem como se estivessem se exibindo a Deus- elas cantavam a glória do Criador; os animais caminhavam ao seu lugar de repouso e anunciavam quão gracioso Deus continuava a ser com cada um deles. E é em meio a tão belo cenário que Davi, o rei de Jerusalém, levanta-se de seu leito e começa a passear no terraço de sua casa.

"Caminhando calmamente, Davi reflete sobre a vida. Não somente sobre a dele, e sim também sobre a de Joabe e de todos os seus servos que estavam na guerra. E em meio a tudo isso, a visão do rei alcança algo surpreendente. Após tal observação, incrivelmente, em menos de um segundo, todos aqueles pensamentos que outrora permeavam a mente do filho de Jessé, expiram-se.

"Aquilo que arrebatou por completo a mente e o coração do grande salmista não era algo comum; a singular imagem captada pelos olhos do rei nada tinha de normal- não era algo que era visto em um dia como outro qualquer (nem mesmo do terraço da casa real). Tal magnífico ser, visto por Davi, era Bate-Seba- filha de Eliã. E essa não era uma mulher qualquer, que possua beleza discutível ou todo um jeito de agir grosseiramente. Não, Bate-Seba era muito bela; e tal beleza era revelada a cada gesto delicado e singelo de seu corpo nu- o qual foi detalhadamente sondado pelo rei Davi. E foi este detalhe que tornou a visão de Davi tão ímpar; ele fitou seus olhos em Bate-Seba enquanto ela estava se lavando.

"E, infelizmente, ao invés de fugir da oportunidade de pecar contra Deus (à semelhança de José, filho de Jacó), o grande rei de Jerusalém deixa o pecado tomar conta de seu ser, e cobiça Bate-Seba em seu coração, culminando, enfim, com o adultério cometido com ela (primeiramente em seu coração e posteriormente no ato em si)."[1]

Grandes ensinamentos podem ser extraídos do maravilhoso texto bíblico que trata acerca de Davi, Bate-Seba, Urias e afins. Mas só gostaria de observar alguns poucos pontos:

- Todos estão sujeitos a muitas paixões:

O rei Davi não era alguém qualquer. Ele fora escolhido por Deus para reinar (como mordomo) sobre o Seu povo. Foi identificado, também, como "o homem segundo o coração de Deus"[2]- sem falar que foi um dos maiores escritores de salmos (se não o maior) e profeta (é só analisar as maravilhosas profecias sobre Cristo cantadas por ele em alguns de seus salmos). E mesmo assim, acabou se deparando com uma situação grandemente ameaçadora para sua comunhão com Deus.

Se Davi, sendo o grande homem que era, foi tentado tão fortemente; quão vulneráveis não somos às mesmas tentações?

- Geralmente, a tentação vem até nós com uma aparência boa e atraente:

A mulher em si mesma não é pecado. Ela foi criada tão imagem e semelhança de Deus quanto o homem; e longe de ser um mal para este, ela é sua ajudadora.[3] O verdadeiro problema é o pecado que habita em nós[4] (tanto em homens quanto em mulheres) que nos atrai à pornografia, adultério e tudo aquilo que se relaciona com sexualidade- o que leva a pensamentos e atos pecaminosos; deturpando, assim, a beleza da união, instituída por Deus, entre um homem e sua esposa.

Enfim, à semelhança de nosso pai, Adão, somos grandemente tentados a pecar contra Deus através do maior bem que eles nos concedeu: a mulher[5]. Pois o que há de mais belo neste mundo do que uma doce e linda mulher? (...É, meus irmãos, vigiem; porque é através delas (das mulheres) que o diabo nos tentará. Vigiar e orar sem cessar é o que precisamos dia após dia, pela graça de Deus.)

-O tempo que temos para fugir das tentações é muito curto:

Os pensamentos de Davi foram seduzidos pela beleza de Bate-Seba num só instante. A cada milissegundo que se passava, o coração do ungido de Deus adentrava cada vez mais fundo na escuridão do pecado e da mentira que o fundamenta.[6]

E é por isso que precisamos atentar muito seriamente para os textos da Palavra de Deus que seguem:

"Fugi da prostituição. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo. Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus." (1Co 6.18-20)

"Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela. Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti, porque te é melhor que percas um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno. E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca do que seja todo o teu corpo lançado no inferno." (Mt 5.27-30)

Que Deus nos perdoe.

Notas:

[1] O texto é uma simples versão "romanceada" dos versículos 1 e 2 do capítulo 11, do livro 2 Samuel (sugiro que os leitores leiam o texto bíblico propriamente dito).
[2] Cf. 1 Sm 13.14
[3] Cf. Gn 1.27; 2.18
[4] Cf. Mt 15.19; Jr 17.9
[5] Cf. Gn 3.6; 3.12 (neste versículo observa-se a rebelião de Adão contra Deus. Através de suas palavras, ele culpa a Deus por ter pecado- pois a mulher foi uma dádiva de Deus a ele).
[6] Cf. Tg 1.14,15


Nenhum comentário: