quinta-feira, março 17, 2011

Conselhos sobre Santidade e Relacionamento ( Parte2.c)


A SANTIDADE COMO ASPECTO INTRÍNSECO DA SALVAÇÃO PELA FÉ EM CRISTO 2.

Os dois primeiros pontos podem ser levados em consideração tanto para cristãos salvos quanto para homens não regenerados, mesmo um cristão salvo pode a vir a desprezar a Deus, claro que não por completo, unicamente pela graça de Deus, na verdade quando pecamos demonstramos esse desprezo, desprezamos a graça que Deus nos dá para lutar contra o pecado, e Seu amor por nós ao entregar Seu Filho para nos libertar.Ora o pecado não é inimigo de Deus?E quem vive no pecado não é inimigo de Deus?E não é inimigo porque ama e serve a um Senhor que Deus odeia, pois Deus é oúnico Senhor?Nós regenerados só não nos encontramos neste estado devido a graça, amor e justiça divina manifestada em Cristo que se apresenta diante o trono de Deus com nossos nomes escritos em suas mãos.E se servimos a um senhor o qual já fomos libertos não desprezamos o amor e as ordens do outro, ou seja, do nosso Deus?

"Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado."Rm6:6

"Pois, quanto a ter morrido, de uma vez morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus.Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor.Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências;"Rm6:10-12


Cristãos que tem se tornado insensíveis para a habitação do pecado no seu interior tem desprezado a Deus devido estarem negligenciando a santidade, não possuem um contínuo desprezo por Deus pois a natureza da Graça habita nele conquistada na Cruz por Cristo, porém não tem atentado para o desprezo por Deus em suas atitudes porém o Espírito age em sua alma provocando contriça e santificação mesmo assim e dá sinais dessa maravilhosa fifelidade.Tal crente por isso ainda mesmo que fraco está em guerra contra o pecado.

O terceiro ponto que irei abordar diz respeito somente aqueles que se dizem regenerados(Cristãos nominais), porém ainda não conheceram a Cristo de forma verdadeira e por isso este ponto também irá fazer clara diferenciação entre o desprezo manifestado pelo crente em batalha contra o pecado e o não regenerado morto em pecado. O não regenerado nunca viu o Senhor.

Portanto se você não só despreza mas em cada uma de suas atitudes expressa ódio por Deus e por sua santidade, pois anda segundo a carne e não segundo o Espírito:

Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito.Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz."Rm8:5-6

Você nunca viu a Deus e por isso está morto em pecado!“Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;”Hb12:14


O texto não diz viu e irá se esquecer, viu e ficará indiferente ele diz nunca verá o Senhor.Primeiramente isso diz respeito ao fato que ninguém pode ter santidade sem contemplar a Cristo crucificado; ninguém pode possui santidade sem ver o Senhor manifesto em Cristo na Cruz, que é Deus em Sua glória revelado de forma mais intensa e misericordiosa aos homens “Replicou-lhe Filipe: Senhor mostra-nos o Pai, e isso nos basta.Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tendes conhecido?Quem vê a mim vê ao Pai; como dizes tu:Mostra-nos o Pai?”

Bom temos uma questão intrigante:Sem santidade ninguém verá o Senhor X Só podemos ter santidade ao ver o Senhor:Você sem santidade não verá o Senhor, porém não terá santidade sem ver o Senhor crucificado, a primeira proposição nos responde que a segunda é impossível.Duas palavra podem responder a essa questão graça e amor.

Volto a insistir que não podemos desassociar santidade da salvação; a primeira é aspecto intrinsecamente conseqüencial da segunda e portanto está ligada ao próprio dilema resolvido por Deus, quando em Sua justiça resolve salvar injustos, Ele manda Seu Filho por nós, mas não somente manda o Seu Filho, pois mesmo assim não veríamos a Verdade, mas Cristo pelo Seu poder e amor se revela a nós para nos libertar, gerando em nós a fé salvífica para sermos santos.

O Filho revela o amor do Pai por nós, revela seu amor por nós, revela o Pai para nós e gera fé em nossos corações, por Seu sacrifício, para sermos salvos por intermédio de Sua Cruz.Que magnífico amor!Que magnífica graça! Lembremos todos, que não temos nem nenhum homem jamais teve( após a queda de Adão) nenhuma capacidade para ver o Senhor nunca tivemos santidade para isso estavamos mortos em pecado “como está escrito:Não há justo, nem um sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus; todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis”Rm3:10-12, não tínhamos santidade para isso éramos pecadores e destituídos da glória de Deus,mas “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”Jo3:16.

“Por aquele tempo exclamou Jesus: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos.Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado.Tudo me foi entregue por meu Pai. Ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho quiser revelar”Mt 11:25-27

Somente o Senhor pode se mostrar a nós gerando em nós santidade para ver o Senhor. Somente Cristo pode quebrar esse dilema somente, Ele pode se revelar a nós e ao mesmo tempo gerar santidade para nos capacitar a vê-lo e diante de tal sublime, suprema e doce contemplação, de Cristo morto por nós na Cruz do Calvário podemos ter esperança, paz e alegria em nossos corações mortos e miseráveis. Confie em Cristo! clame a Deus para que se revele a você, vá a Ele sem nada em suas mãos, sem nada a oferecer pois temos a promessa que quem for a Ele não será lançado fora. Vá a Ele! confiando somente nEle, pois Ele mesmo disse:

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.Tomai sobre vós o meu julgo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma.Porque o meu julgo é suave, e meu fardo é leve”Mt11:28-30.

Saia do julgo e da escravidão do pecado que só tem reservado para você a morte, fuja para Cristo, pois somente a Cruz de Cristo pode nos gerar santidade para ver ao Senhor.

“E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência.Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos)”Ef2:1-5.

Que possamos declarar como H.Maxwell Wrigth o hino 33 da nossa harpa cristã:

"Com Tua mão, segura bem a minha, Pois eu tão fraco sou, ó Salvador!
Que não me atrevo a dar nem um só passo, sem Teu âmparo, meu Jesus Senhor!

Por:J.C.Ferreira

Solus Christus.

Nenhum comentário: