quarta-feira, maio 11, 2011

GQL: um milagre de Deus (1)


Me proponho a escrever uma série de artigos acerca da graça de Deus na vida dos membros do Geração que Lamba- a fim de contribuir na homenagem aos quatro anos de idade do blog. Que Deus seja glorificado em nossas vidas!

Renan, o amigo inesperado

"Era um dia como outro qualquer. Não havia nada de interessante em minha vida- a qual se resumia em estudar matemática e jogar video game-; e eu continuava a viver sem nenhum interesse de sequer fazer as mínimas coisas para a glória de Deus- mesmo estando iludido com uma pseudoconversão e, portanto, convencido de que eu era um crente. Até que meus colegas me convidaram para jogar bola na rua - e eu fui.

"O jogo foi 'normal'- cheio de brigas e palavrões. Até que repentinamente uma mulher -com uma faca em mãos- e dois 'caras' impedem o jogo de continuar- eles tiraram as traves-, a fim de machucarem um rapaz que estava jogando entre nós[1] (ele deveria ter assaltado algum parente daquela mulher...). Eu e meu colega ficamos conversando com um vizinho novato na rua acerca daquela situação inusitada. A conversa continuou até que a polícia chegou, a fim de ouvir depoimentos do que aconteceu- e eu, meu colega e este novo vizinho fomos embora para a casa deste, pois não estávamos interessados em nos envolver com aquela situação.

"Estávamos jogando video game na casa do novato- ele era conhecido como 'gordo' (apelido dado pelo pessoal de perto de casa), até que meu colega resolveu ir embora. E por isso, eu também resolvi imediatamente ir embora- tal resolução teve uma razão bem simples: os colegas da minha rua diziam que o gordo 'havia deixado o uso natural de mulher"[2].

"O tempo passou e comecei a ficar mais amigo daquele vizinho novato, pois tínhamos algo em comum: o vício por video game. E em alguma ocasião ele chegou a dizer que havia sido da igreja batista- mas estava vivendo totalmente alheio ao Evangelho, cheio de imoralidades e futilidades ('igualzinho' a mim...). Lembro que, vergonhosamente, a maioria das palavras que saíam de nossas bocas eram imundas- dificilmente conseguíamos ficar muito tempo sem inserir um palavrão em nossas frases...

"Num certo dia, fomos convidados para uma festa numa igreja. A pessoa que nos convidou disse que era uma festa feita por adolescentes e que seria muito legal. Fizemos algumas brincadeiras carnais acerca de tal festa, mas fomos (nós dois e mais dois amigos). Miraculosamente, aquela festa me fez ver em que situação eu estava (embora tenha sido uma visão meramente moral), e fez com que eu tomasse 'uma atitude de reconciliação com Deus'- o que para mim implicou em parar de chamar palavrão e de fazer outras coisas ilícitas). Depois desse dia eu voltei a frequentar a igreja- acho que de domingo em domingo-, e o 'gordo' ia aos cultos de vez em quando... Lembro de uma semana em especial: ele havia ido para um culto de domingo, e disse que ia mudar de vida naquele dia- ele foi à frente fazer a 'oração do pecador' para externar tal decisão... E nesta mesma semana, num jogo de bola, ele continuou a chamar palavrões... E lembro que olhei sério para ele, e perguntei: 'Tu não tinhas mudado de vida?'- e ele me olhou muito irado, quase chorando..."[3]

Bem, ainda tem muita coisa para contar. Mas neste simples post gostaria de pontuar algumas coisas:

- O "gordo" é um dos meus maiores amigos hoje- ele também é conhecido como Renan (membro do GQL). E eu gostaria de louvar a Deus por tudo que Ele fez em nossas vidas. Porque, se o Senhor tivesse de esperar alguma iniciativa nossa para agir em nós, estaríamos completamente perdidos (como outrora estávamos).

- A nossa amizade começou quando ainda éramos do mundo.

- Soberanamente o Renan veio morar em Belém, na mesma rua que eu, num prédio em frente à minha casa (e ele morava em Belo Horizonte).

- Nos envolvemos nas mesmas meninices da congregação que frequentávamos, mas- graças a Deus- fomos resgatados e preservados pelo Senhor[4].

- Mesmo depois de mais de oito anos de amizade, continuamos amigos, crentes e membros do GQL.

E termino dizendo que o Renan não foi um amigo inesperado somente em relação à nossa amizade cristã (por vir de longe e tudo o mais); e sim, principalmente, em relação a Deus. Ou seja, ele é um amigo inesperado porque Deus, sem qualquer um de nós ter alguma sombra de esperança, salvou-o e fez dele um amigo Seu- por meio de Cristo Jesus. E que Deus seja louvado eternamente! Pois Ele é poderoso para tornar pecadores imundos e depravados (até mesmo alguns dos piores), como eu e Renan, Seus amigos- através do sangue purificador de Seu Filho Jesus Cristo.

"Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. Porque apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer. Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores."[5]

Que Deus nos perdoe.

Notas:
[1] Embora este garoto estivesse entre o pessoal que estava jogando, ele não era do meu ciclo de amizades.
[2] Estou fazendo uma alusão a Rm 1.27 . Mas Renan nunca foi homossexual- eram os meus colegas que o chamavam de homossexual (só porque ele era novato na rua).
[3] O que relatei aqui não conta o dia da nossa conversão- genuinamente-, e sim alguns momentos que mostram a soberania de Deus agindo em todas as coisas.
[4]Isto deverá ser aprofundado nas próximas postagens.
[5] Rm 5.6-8.
[6] Que fique bem claro que usei o termo "gordo" porque estou falando de um amigo bem próximo- e sei que posso tomar essa liberdade em relação a ele. Mas nada de Bullyiing, por favor...

3 comentários:

Victor Leonardo Barbosa disse...

Realmente, ao relembrar-mos como éramos e atentarmos para hoje, devemos dobrar nossos joelhos e louvar com a gratidão a Deus por sua graça, amor e soberania.

Importante iniciativa de relatar, de forma simples porém profunda, um pouco de nossas vidas.

Como disse sabiamente Agostinho em suas confissões, rrelembrar os antigos pecados "não porque os ame, mas porque te amo,ó Deus!"

Forte abraço!

obs: Ainda bem, que "O Gordo" virou um "Cachorrão" a serviço de Cristo, rsrs. Forte abraço!

Haroldo Azevedo disse...

Recordar como antes vivíamos, sem a luz do evangelho, mortos em delitos e pecados; e ver o que hoje somos pela graça de Deus é um verdadeiro milagre. E como diz O Pr. Alejandro Bullon, "Milagres não se explicam, se aceitam". Deus te abençoe.

Ismael Mendonça disse...

Espero eu, na alegria de ver a libertação de meus amigos, dar testemunhos como esse.
Um forte abraço mano.