quinta-feira, março 10, 2011

Devocional: Há poder nas misericórdias




"Pois quanto o céu está elevado acima da terra, assim é grande a sua misericórdia sobre aqueles que o temem. Quanto está longe o oriente do ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões." (Sl 103.11,12)

A vida cristã é uma constante batalha contra o pecado. E não importa quão bem sucedidos nesta luta tenhamos sido no dia de ontem, se abrirmos a guarda hoje, é bem provável que pequemos...

Então, como perseverar nesta luta tão feroz? Como podemos continuar de pé, enquanto o pecado fica frente a frente conosco- não o pecado alheio, mas o nosso pecado; aquele que basta uma oportunidade para ele tentar nos atacar com todas as suas forças-? Eis a resposta: confiando em Deus.

Precisamos confiar no Senhor com tudo o que somos. Não há nada em nós que seja digno de confiança- se acharmos que temos vencido as tentações por nós mesmos, e confiarmos em nossa força; logo veremos quão enganoso é o nosso coração e nos decepcionaremos ao pecarmos novamente.

Confiar nas misericórdias do Senhor é o que temos que fazer para vencermos o pecado- não somente para sermos perdoados e purificados, e sim, também, para nelas encontrarmos poder para vencer o inimigo.

É muito comum pensarmos nas infinitas misericórdias de Deus somente em relação a perdão de pecados; entretanto quando Davi diz com toda a confiança "quanto está longe o oriente do ocidente, assim afasta de nós a nossas trangressões", ele primeiro relaciona com o perdão completo que Deus concede a um pecador contrito e crente em Jesus, ou seja, os pecados são afastados e apagados de nossas vidas; e depois, relaciona com o domínio do pecado sobre nós, ou seja, o poder da nossa iniquidade é afastado de nós- Deus nos mantém protegidos por Sua graça.

Que Deus nos abençoe em Cristo, nos perdoe e nos fortaleça para vencermos o pecado.

Que Deus nos perdoe.

Um comentário:

Unknown disse...

A paz do Senhor Jesus Cristo, caro Nilton!

Um belo artigo, sem dúvida!

Interessante o que tu falaste no último parágrafo sobre o perdão completo de Deus, que se caracteriza pelo perdão da transgressão e libertação de toda iniquidade. Gostaria de fazer um breve comentário sobre isso.

É que as vezes nós, como você disse, não buscamos a Graça de Deus para também nos purificar do mal. Mas somente para se sentir livre de culpas, as vezes queremos apenas estar no céu. Quando devemos desejar, também, a pureza e santidade de nosso Deus, tudo isso para glória dEle.

Que o Espírito nos transforme de tal forma que busquemos tanto o perdão quanto a santidade de nosso Deus.

Abraço irmão!